Kasa

sobre nós

propiciar o bem-estar e a conservação de todas as espécies de animais

A Kouprey Amigos dos Santuários dos Animais (KASA) é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem como finalidade propiciar a promoção do bem-estar e a conservação de todas as espécies de animais, auxiliando e atuando com entidades que tenham objetivos similares, e atuando para a propagação da educação ambiental em todos os setores da sociedade, principalmente no que concerne à orientação do bem-estar e da conservação dos animais e por meio de aquisição de áreas para a preservação.

Lowry-Park-Zoo--Pantera-Nebulosa2
COQUEREL-SIFAKA--Lemur-Park
Darjeeling-Zoo-Red-Panda11

alguns projetos com a
participação da kasa

Arrecadação de fundos para a aquisição de áreas naturais com a finalidade de se criarem Reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), de preferência próximas ou no trajeto de áreas preservadas, com intuito de fortalecer a formação de corredores protegidos para a fauna.

Participação em Congressos e Conferências sobre conservação de fauna ex-situ e in-situ no Brasil e no exterior (AZA 2000 /2004/ 2014/ 2016; ARAZPA/SEAZA 2005/ 2020; CBSG Annual Meeting 2006; TAPIR PHVA 2007; SZB 2001, 2003 e 2007; IUCN 2008) e visitas à parques nacionais, reservas naturais, parques de animais selvagens e zoológicos.

Participação e viabilização de projetos e parcerias visando a reintrodução em áreas preservadas, de animais ameaçados de extinção nascidos em cativeiro.

O conceito que todo animal necessita de uma “KASA” ou um lugar protegido para viver é enfatizado em uma das principais atuações da ONG, que é a de arrecadar fundos para aquisição de áreas nativas e/ ou degradadas para recuperação e transformação em Reservas Particulares do Patrimônio Nacional (RPPNs), priorizando-se áreas próximas ou em trajeto de áreas já preservadas, no intuito de se formarem corredores ecológicos, fundamentais para a sobrevivência dos animais. 

A KASA tem o orgulho de ter sido fundada por uma equipe multidisciplinar, formada por biólogos, médicos, advogados, contadores, e acima de tudo, amantes da natureza e dos animais.

Elias Sadalla Filho

passaro
Delhi-National-Zoo-Macaco-Cauda-de-Leão2

objetivos

como a kasa ajuda os animais que mais precisam de ajuda?

galeria

animais salvos da extinção

Bisão Europeu
Reintroduções de indivíduos nascidos em cativeiro começaram nos anos 50 e as manadas têm crescido com muito sucesso; até o momento as reintroduções tem ocorrido na Bielorússia, Polônia, Rússia e Ucrânia.
CONDOR DA CALIFÓRNIA
Uma variedade de técnicas foi utilizada no programa de reprodução e em 1992 os primeiros condores foram soltos de volta à natureza. Em 2002 o primeiro nascimento de condor na natureza ocorreu após duas décadas.
CAVALO DE PRZEWALSKI
Em 1990 a Fundação Christian Oswald, baseada na Alemanha, iniciou um projeto de reintrodução na Área de Proteção Integral de Gobi na Mongólia. De 1992 a 2004, cerca de 87 Cavalos de Przewalski vindos de 20 instituições diferentes de 8 países, foram reintroduzidos em Gobi.
LOBO VERMELHO
O programa de recuperação iniciado pelo USFish &Wildlife Service é um dos muitos esforços com sucesso na conservação de grandes mamíferos. Os passos para salvar a espécie começaram em 1967 e culminaram com a reintrodução de indivíduos nascidos em cativeiro em várias reservas de vida selvagem onde estão se reproduzindo bem.
FURÃO DE PÉS PRETOS
Com a perda de 98% do habitat do cão da pradaria, do qual o Furão dos Pés Pretos depende, eles chegaram bem perto da extinção nos anos 80. Em 1985 restavam somente 18 Furões de Pés Pretos. Eles foram capturados e levados a um programa de conservação e reprodução ex situ, no qual participaram autoridades de vida selvagem e zoológicos (AZA e USFWS).
GANSO HAVAIANO
O Ganso Havaiano tem sido resgatado da beira da extinção por um programa de conservação de longo prazo. Programas de reprodução no Havaí e no Wildfowl e Wetlands Trust na Inglaterra têm contribuído para reproduzir estas aves para serem reintroduzidas na natureza. Até 1997, 2.450 aves foram soltas na natureza.
JAVALI ANÃO
Esforços para restaurar a espécie na natureza começaram em 1995 com o estabelecimento do Pygmy Hog Conservation Programme em Basistha- Assam – Índia. Reintroduções de indivíduos nascidos em cativeiro têm crescido com muito sucesso.
ÓRIX DA ARÁBIA
A Sociedade Zoológica de San Diego liderou os esforços para levar os animais dos EUA para Oman para a primeira reintrodução e fez uma grande contribuição em termos de reprodução, pesquisa e trabalho de campo. Hoje há mais de 4.500 Órixes da Arábia em zoológicos e reservas de vida selvagem no mundo todo. Mais de 1.000 Órixes da Arábia foram reintroduzidos no Oriente Médio.
ÓRIX CIMITARRA
A espécie tem se reproduzido com sucesso em cativeiro e em 1985, 5 casais de Órix Cimitarra nascidos em cativeiro foram reintroduzidos na Tunísia, e em 1989 a manada produziu quatro filhotes.
VEADO DO PADRE DAVID
Em 1956 os primeiros veados foram mandados para o Zôo de Pequim e em 1986 um grupo de 39 indivíduos foi reintroduzido na Reserva Dafeng na China. No final de 2005, o número total de Veados do Padre David na China passava de 1.300 animais.
ADDAX
O Fundo para Conservação do Saara tem desenvolvido uma estratégia regional para facilitar a recolonização de habitats disponíveis. Existem atualmente cerca de 2.000 Addax em cativeiro através do mundo e estes animais tem sido usados em programas de reintrodução para a espécie na Tunísia e no Marrocos.
GAZELA DAMA
A Gazela Mhorr, que é uma subespécie da Gazela Dama, não existe mais na natureza. Mas elas estão se reproduzindo muito bem em vários zoológicos através do mundo. A reprodução em cativeiro e programas de reintrodução são as únicas chances de sobrevivência para a Gazela Mhorr.
Previous slide
Next slide
bengal-tiger-P66PJ24.jpg

faça parte
da mudança

Saiba como você também pode fazer parte da mudança, ajude-nos a conservar a biodiversidade, seja você uma empresa ou pessoa física